quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Gilberto Camargos, mais uma vez foi certificado pelo RankBrasil, anteriormente pelo recorde de "Maior Viagem Ecológica", e agora pelo recorde de "Maio

A MAIOR PROVA DE AMOR AO MEIO AMBIENTE, A NATUREZA E A VIDA! por GILBERTO CAMARGOS

LIVRO DOS RECORDES / Recordes homologados pelo RankBrasil / Ecologia (fauna)

http://www.rankbrasil.com.br/Site/Grupo.aspx?Grupo=3

RIQUEZA E ORGULHO PRO NOSSO PAÍS!

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/?Maior_Quantidade_de_Fotos_Ecol%C3%B3gica+540&Grupo=3

Maior Quantidade de Fotos Ecológica
Gilberto Camargos retratou a vida e as condições de subsistência da população ribeirinha, através das 5.500 fotos em 72 dias.

http://www.rankbrasil.com.br/Site/Secao.aspx?Grupo=3&Secao=21
-
Livro dos Recordes / Recordes homologados pelo RankBrasil / Ecologia (fauna)

http://www.rankbrasil.com.br/Site/Grupo.aspx?Grupo=3

Seção: Ecologia Flora
Quando: 5/7/2004

Gilberto Camargos, mais uma vez foi certificado pelo RankBrasil, anteriormente pelo recorde de "Maior Viagem Ecológica", e agora pelo recorde de "Maior Número de Fotos em Viagem Ecológica".

Em 1991 Gilberto Camargos, percorreu sozinho o Rio São Francisco em 72 dias, saindo de Minas Gerais de barco até o Oceano Atlântico, fazendo um documentário fotográfico. Em todo leito do rio fez 5.500 fotografias, além de trabalhos e conscientização da população ribeirinha sobre a importância do rio e do meio ambiente.

Retratando a vida e as condições de subsistência da população ribeirinha, seus meios de vida, folclore, pessoas, natureza, destruições, cidades ribeirinhas, as belezas naturais que ainda consegue sobreviver, animais, peixes, barcos antigos como o vapor Benjamim Guimarães e outros.

Gilberto fez um levantamento fotográfico das condições ambientais e humanas das populações ribeirinhas. Durante sua viagem encontrou muitas adversidades as quais soube superar com improviso e determinação.

O jornalista equipado com dois máquinas pentax K 1000, filmadora, 300 filmes, ficou 72 dias em uma embarcação de alumínio em direção à foz do Rio São Francisco, Gilberto pretende lançar um livro, mas atualmente está terminando uma revista em quadrinhos "Cabloco D'agua".

O repórter fotográfico atravessou cinco estados começando pela Serra da Canastra até o Oceano Atlântico, o motivo dessa viagem era de transformar todos os filmes de 36 poses em registros detalhados da fauna, flora e vida Ribeirinha do Velho Chico.

Com todo este acervo fotográfico Gilberto já fez mostras no Palácio das Artes em Belo Horizonte-MG, na Alemanha, no Posto Safári, BR 262 ponte Rio São Francisco, São Paulo, na Rio 92, em Brasília DF, em Sergipe SE, e em Juazeiro BA, todas as mostras denuncia o descaso com o meio ambiente.

Redação: Aline F. Cardoso - RankBrasil - 05/07/2004

4 comentários:

VIDA disse...

SEMPRE ADMIREI O TRABALHO DESSE GRANDE HOMEM E CADA DIA ELE REPRESENTA PARA A NATUREZA E PARA OS SERES HUMANOS UMA ATUAÇÃO TIPO "REMÉDIO" PARA CURA IMEDIATA...

CONTINUE COM ESSE AMOR PELO VERDE,
AMIGO DE NÓS TODOS!

Conversa Informal disse...

Trabalho em favor da natureza
Gilberto Camargos, jornalista e ambientalista, no combate a poluição atmosférica.



O jornalista Gilberto Camargos iniciou ainda na infância uma luta em combate a poluição atmosférica e em favor de uma vida melhor para o planeta, seu trabalho é plantar árvores por cidades do país. Já alcançou o feito de mais de 16 mil árvores plantadas, desde que começou a contagem, mas ao levarmos em conta as mudas plantadas ainda na infância o número é bem superior a esse.
Gilberto Camargos contabilizou 6600 eucaliptos plantados no terreno da Siderúrgica União Bomdespache, 4400 eucaliptos plantados no terreno da Cia Agrícola Santa Bárbara (Minas Gerais), 3200 pinos em Goiás, 1000 Ipês plantados no sitio Paz Eterna e nas margens do rio São Francisco, 53 jaqueiras, 72 Ipês, 31 Araçás, 12 Pequis, 140 Angicos, 630 árvores variadas como acácias ou mognos entre outras inúmeras espécies que se adaptam a qualquer ambiente e que possuem maior probabilidade de sobreviver nas proximidades das estradas e terrenos do Distrito Federal.
O ambientalista afirma que os veículos são responsáveis por cerca de 70% da poluição do ar no país, por isso sua iniciativa de plantar árvores próximas as principais avenidas do DF. Outro objetivo de sua iniciativa é ajudar no combate ao aquecimento global, no intuito de que as crianças que estão nascendo e vão nascer tenham um mundo, ao menos, parecido ao que ele recebeu quando nasceu em 1964. Baseado no que já conseguiu fazer pelo meio ambiente, com esse seu projeto de vida, deu início a campanha “Faça como eu Torne Verde o Brasil”.
Camargos entrou para o Livro dos Recordes graças a seu documentário de pesquisa ambiental “Aventura Ecológica”, que retrata a situação do meio ambiente (fauna, flora) em meio ao cotidiano da população ribeirinha. A viagem, que fez sozinho, pelos 3161 km do rio São Francisco durou cerca de setenta dias, de 1° de junho a 12 de agosto de 1991. As agressões ao meio ambiente ao longo do rio e a vida da população foram registradas em vídeos e fotografias. Durante os dias de pesquisa visitou 110 cidades, desde a Serra da Canastra até Foz, passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
O descaso para com o “velho Chico” por parte de autoridades, fazendeiros e moradores de Minas Gerais é algo sobre o qual Gilberto pode falar; esgotos sem tratamento e produtos químicos são lançados nas águas, matas ciliares são desmatadas em toda a margem do rio, realizam pesca predatória e garimpam na nascente do rio. Contudo os problemas atingem também as pessoas, na Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e a miséria faz parte do cenário, onde os moradores mal têm o que comer e vivem única e exclusivamente do rio.
Durante a viagem, ele também realizou palestras para pescadores em colônias de pescas, em cidades ribeirinhas e vilarejos. Usou seus conhecimentos de enfermagem para ajudar a população local. Além da recepção calorosa nas cidades por onde passou recebeu convites para palestrar em escolas.
Alguns contratempos também fizeram parte da pesquisa. A viagem realizada em um Karib 500, de 5,5m de comprimento e com motor de 800HP, fez com que Gilberto enfrentasse problemas de quebra do motor e afundamento do barco nas corredeiras. E como entendia muito pouco de navegação, teve algumas dificuldades no começo da aventura, mas depois tudo se normalizou. Ele foi, inclusive, alvo de tiros, dados por plantadores de maconha, no estado de Pernambuco.
Em Vicente Pires, cidade onde mora, anunciou que quer delegar a ela o título de “Cidade Verde”, assim contribuindo para a redução dos impactos do aquecimento global e colaborando para a melhoria da qualidade de vida do local. Para isso ele convoca todos a fazerem sua parte. Para ajudar, a Organização Verde Brasil (OSCIP), presidida por Gilberto, coloca a disposição da comunidade mudas de árvores nativas da região. Entre as mudas oferecidas incluem frutíferas como; goiabeiras, jaqueiras, pés de pitomba, ingazeiras, angicos, ipês e mangueiras. Para conseguir as mudas e conscientizar a população sobre a importância desse trabalho, Camargos conta com o apoio de empresas e órgãos governamentais. A Verde Brasil oferece instruções técnicas para o sucesso do plantio das árvores, como quantidade de água e locais adequados para cada espécie. Vale dizer que este projeto também chamou a atenção do país.
Gilberto Camargos afirma nunca ter corrido atrás de recordes e sim de fazer o que lhe é mais prazeroso, que é ver o Brasil ecologicamente correto. Espera ainda que seu exemplo seja seguido por todos e que cada brasileiro possa plantar e cuidar de pelo menos uma árvore durante a vida.

Stéffany Santos

Conversa Informal disse...

Convido você para fazer parte de uma comunidade que criaram para mim, Se você quer mudanças no Brasil, acabar com a Corrupção e com a política suja... Estou te convidando para conhecer o DNMA – Partido Defensores da Natureza e Meio Ambiente, e fazer parte da comunidade porque sua presença é importante e ajuda a dar credibilidade, Não é vírus, Entre e se gostar, convide seus amigos do Orkut. DNMA É UM PARTIDO QUE TEM UM PROJETO DE GOVERNO QUE PODE ACABAR COM TODO TIPO DE CRIME “POR DINHEIRO” EM APENAS 6 MESES E AINDA REDUZIR O PREÇO DE TUDO EM ATÉ 30%
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=52139208

Abraços - Gilberto Camargos

Miriam Godet disse...

Prezado e muito honrado Gilberto Camargos:

Acredito no profissional que voce é e também acredito no Grande Homem!

Faço parte de sua comunidade e espero O GRANDE DIA!

CAMINHANDO E CONFIANDO

Boa Sorte e SUCESSO!

Miriam Godet